A história da maior torcida organizada do Corinthians e do mundo

O Grêmio Gaviões da Fiel Torcida é simultaneamente uma torcida organizada do clube de futebol Sport Club Corinthians Paulista e uma escola de samba, fundada em 1969, localizada no bairro do Bom Retiro, São Paulo.

Foi a primeira torcida organizada do Brasil a ter uma estrutura administrativa interna regida por regras estatutárias [1]. Ao contrário de outras escolas originadas a partir de torcidas organizadas de futebol, como a Mancha Verde, que possui uma escola e uma torcida com registro, sedes e estatuto diferenciados [2], na Gaviões os departamentos de Carnaval e os ligados ao futebol fazem parte de uma mesma entidade.

A Gaviões da Fiel é atualmente a maior torcida organizada [3] do Mundo. Tendo como destaque a execução do maior bandeirão do país[4], "aposentado" em dezembro de 2005.

Em dezembro de 2008 foi lançado o projeto "Em Pról do Maior Bandeirão do Mundo", seriam vendidos 1000 kits(já comercializados) no valor de 50 reais cada, assim financiariam o maior bandeirão do planeta que já está em fase de término, como de costume será inaugurada no derby Corinthians x Palmeiras no dia 8 de março de 2009.
Embora fundada em 1969, desde 1965 já vinham sendo realizadas reuniões entre torcedores corinthianos com o objetivo de criar uma entidade que pudesse não apenas atuar como uma torcida organizada, mas também tivesse atuação na área político-administrativo do Sport Club Corinthians Paulista. [5].

A torcida teve um grande crescimento, e muitos de seus membros se envolveram em brigas de torcedores, o que chegou a levar o Ministério Público a pedir a extinção da entidade [6] em 1997. A agremiação chegou mesmo a ter suspensas por liminar as suas atividades como torcida  [7]

É tambem a torcida organizada com maior patrimônio e estrutura do Brasil.


Clique e volte para a pagina do Corinthians