Marcos.

Palmeiras O goleiro palmeirense Marcos teve muitos momentos de conquistas e tristezas dentro do Clube. Sua estréia, em 1992, foi em um Amistoso Estadual contra o Guaratingueta, e já se iniciou com goleada: 4 a 0 para o Verdão.

No mesmo ano, o goleiro levantaria a taça Junior pelo clube. Em 1996, o atual capitão Alviverde entra em cena para substituir o também querido goleiro Velloso. Contra o XV de Jaú, pelo Campeonato Paulista, coinscidência ou não, o Verdão também goleou por 4 a 0. Foram anos instáveis, de idas e vindas do goleiro como principal reserva de Velloso.

No próprio ano de 1996, viu a taça do Campeonato Paulista ser levantada como suplente; em 1998, também como reserva do time, acompanhou o título pela Copa do Brasil e pela Copa Mercosul.

Mas, o principal título do Palmeiras veio com a parede número 12 no gol. 1999, antes do clássico contra o Corinthians, pelas quartas-de-final da Libertadores, Velloso machuca o joelho em um rachão em treino, dias antes da partida, e Marcos entrara para substituí-lo. O dia, era dele. Sua atuação foi tão espetacular que a torcida resolveu canonizá-lo, chamando-o de São Marcos. Desde então, o goleiro virou titular no Palmeiras.

1999 - 17 vitórias – 15 empates - 15 derrotas – 47 jogos

Ganhou a Copa Libertadores pelo Palmeiras. Mas, falhou na final contra o Manchester e foi Vice-campeão do Mundial Interclubes

2000 - 21 vitórias – 8 empates – 10 derrotas – 39 jogos

Pegou o pênalti do Marcelinho na semi-final pela Libertadores, mas, não defendeu nenhum contra o Boca Juniors. Palmeiras Vice-Campeão da Libertadores de 2000 e campeão do Torneio Rio-São Paulo, em cima do Vasco da Gama, por 4 a 0.

2001 - 16 vitórias – 7 empates – 12 derrotas – 35 jogos

Eliminação na semi - final da Libertadores, e de novo para o Boca Juniors. Em contrapartida, na disputa contra o Cruzeiro, pelas quartas-de-final da Libertadores, Palmeiras disperdiçou alguns pênaltis mas São Marcos defendeu três. Grande partida para o goleiro.

2002 - 16 vitórias – 12 empates – 13 derrotas - 41 jogos

Marcos participou da elimição precoce da Copa do Brasil, diante do Asa, e também do rebaixamento do Verdão para a Série B. Mas, fechou o gol brasileiro e foi campeão mundial com a Seleção. Ano memorável para o penta-campeão.

2003 - 35 vitórias - 12 empates - 8 derrotas

Foi campeão brasileiro da Série B do Brasileirão. No mesmo ano, recebeu uma proposta grandiosa para se transferir ao Arsenal. O goleiro, mesmo assim, preferiu honrar a camisa do clube Alviverde até o final.

2004 - 9 vitórias - 6 empates - 4 derrotas

Ano não muito bom para o goleiro. Machucou o punho esquerdo e o pelegar esquerdo.

2005 - 13 vitórias - 12 empates - 16 derrotas

Nos acréscimos do jogo entre Atlético Sorocaba e Palmeiras, no empate em 2 a 2, pelo Campeonato Paulista, Marcos, dentro da área, cabeceou na trave e quase fez o seu primeiro gol com bola rolando

2006 - 9 vitórias - 2 empates - 3 derrotas

Sofreu uma série de contusões que o tiraram dos gramados por um bom tempo. A principal foi contra o Corinthians, em choque com o Rafael Moura, que o deixou quatro meses de molho.

2007 - 7 vitórias - 4 empates - 3 derrotas

Novamente, ano de contusão para o goleiro. 11 anos parado devido a fraturação do antebraço.

2008 - 27 vitórias - 7 empates - 8 derrotas

Voltou 100% ao time. Já foi Campeão Paulista e, com ótimas defesas, pode trazer mais dois títulos ao Verdão.

O melhor ano do Marcos foi o de 2000 e o de 2003 (por números de vitórias e títulos) Foi o maior número de vitória um Rio São-Paulo conquistado. Contudo, este ano de 2008 tem tudo paraser o melhor na história de Marcos.

O goleiro já conquistou um Paulista e com certeza quebrará o recorde de vitórias numa só temporada no Palmeiras (2003-35) em 2008. Já são 28 vitórias até agora, com Brasileirão e Sul-Americana em fase de disputa. O Palmeiras ainda tem a possibilidade de sagrar-se campeão Sul-Americano e Brasileiro. O ano de 2008 deve ser o maior do hitória do goleiro no Palmeiras.

Clique e volte para a página dos goleiros.